quinta-feira, 28 de maio de 2009

Artesanato em S.Vicente



O Concelho de São Vicente apresenta ao visitante a oportunidade de testemunhar a confecção de uma diversificada prática artesanal.
O bordado madeira era realizado e depois vendido pelas mulheres e os homens dedicavam-se á fabricação de cestas, sem esquecer do fabrico de castanholas elaboradas pelo artesão Manuel Pereira Júnior.
Também hoje conhecido, o brinquinho era elaborado naquelas alturas. Hoje podemos observá-lo nos folclores madeirenses.

Ponta do Sol


Ponta do Sol




O concelho distribui-se por 3 freguesias: Canhas, Madalena do Mar e Ponta do Sol. O seu nome surgiu, porque Gaspar Frutuoso refere que em 1420, João Gonçalves Zarco, em viagem de reconhecimento da costa da Madeira, atingiu uma ponta que entrava no mar e sobre a qual se avistava uma rocha que, de tão polida pela rebentação do mar, parecia iluminada pelo reflexo dos raios solares. Desta lenda lhe advém o nome de Ponta do Sol.

Bolo família ou bolo preto


Ingredientes
500 g de farinha ;
400 g de açúcar ;
2 ovos ;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio ;
250 g de manteiga ;
50 g de banha ;
2 colheres de chá de canela ;
meia noz-moscada ;
2 dl de melaço ;
1 cálice de vinho da Madeira ;
1 chávena de leite ;
150 g de frutas cristalizadas
Confecção:
lPicam-se as frutas cristalizadas.
Peneira-se conjuntamente o açúcar, a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e a noz-moscada ralada. Juntam-se
com as frutas e liga-se tudo com o melaço, os ovos, o leite, o vinho da Madeira e as gorduras (não derretidas).
Amassa-se muito bem e deita-se o preparado numa forma untada e com o fundo forrado com papel vegetal. A forma
deve ser redonda e ter a capacidade de 2 litros (24 cm de diâmetro por 6 de altura).
Leva-se a cozer em forno quente sem exagero (cerca de 200º) durante 1.15 h. aproximadamente. A meio da cozedura
cobre-se o bolo com um papel vegetal e reduz-se um pouco o calor (180º).


Espetada em Pau de Louro
Ingredientes:
-Carne de vaca
-Pau de louro
Preparação:
Corta-se a carne em pequenos pedaços e enfia-se no pau de louro. Tempera-se com sal e leva-se a assar nas brasas. É costume fazer-se acompanhar do conhecido bolo do caco ou de pão caseiro e também acompanhando com o vinho regional da Madeira.
Poncha da ilha da madeira


Ingredientes:

Sumo de laranja
Aguardente ou whisky
Sumo de limao
Mel de abelha

Preparação:~

Junta-se o sumo de limao, depois o sumo de laranja mexe-se e em seguida junta-se o mel ,aguardente ou whisky .
Quando juntarmos tudo mexe-se com o famoso caralhinho.
Depois de estar tudo bem mexido deita-se num copo e prova-se.
Bifes de Atum


Ingredientes:
1 posta de atum com cerca de 800 g ;
1 dl de vinagre de vinho branco ;
3 dentes de alho esmagados ;
1 folha de louro ;
1 pé de manjerona ;
sal ;
1,5 dl de azeite (ou óleo) ;
1 tomate maduro

Preparação:
Corta-se o atum em bifes compridos mas pouco espessos, tempera-se com o vinagre, os dentes de alho esmagados, o louro, a manjerona e sal e deixa-se ficar nesta marinada durante algumas horas.Depois de escorri dos, fritam-se os bifes de atum no azeite bastante quente. Quando os bifes se apresentarem bem louros junta-se-lhes a marinada, adicionando-se ao mesmo tempo o tomate cortado aos bocados. Deixa-se ferver, esmagando-se o tomate com uma colher de pau de modo a engrossar o molho.Colocam-se os bifes numa travessa, regam-se com o molho passado por um passador e acompanham-se com milho frito ou batatas cozidas ou ainda arroz branco.
Carne de Porco em Vinha d’alho

Ingredientes:

· 800 G Batatas
· 300 G Cebola
· 80 G Alho (s)
· 160 g Pão
· 40 G Banha
· 160 G Arroz
· 500 G Lombo de porco

Modo de preparação:

Corta-se a carne em quadrados grandes e põem-se a marinar durante 2 a 3 dias com o vinho, os dentes de alho e o louro cortado em pedaços, sal e pimenta. No dia em que se utilizar a carne, faz-se um refogado com a cebola e a banha. Juntam-se-lhe a carne e a marinada e deixa-se cozer. A meio da cozedura da carne, juntam-se as batatas descascadas e cortadas em cubos e deixam-se cozer. Variante: Pode ser apresentada com batatas cozidas.

Caldo de Carne
Ingredientes:
-500 g de carne de vaca para cozer (com osso) ;
-1 cebola ;
-1 tomate ;
-2 colheres de sopa de manteiga ;
-1 nabo ;
-sal ;
-120 g de aletria

Preparação:


Cortam-se a cebola e o tomate ás rodelas e levam-se a estufar muito brandamente com a carne e a manteiga. Quando tudo se apresentar bem apurado, juntam-se cerca de 2 litros de água. Assim que a água começar a ferver introduz-se o nabo inteiro e deixa-se cozer.Por fim, junta-se a aletria ou o arroz e deixa-se cozer.Antes de servir, a sopa deve repousar um pouco.
A carne pode ser desfiada e servir de guarnição à sopa, ou ser retirada e servir para outras preparações. O nabo pode ou não ser retirado do caldo.Há quem esmague a cebola e o tomate através de um passador antes de os adicionar à água.


Sopa de cevada
Ingredientes:

-2/3 chávena de cevada
-azeite
-1 cebola
-abóbora
-molho de soja

Preparação:

Coze a cevada em água (1/3) durante 10 minutosColoca um pouco de azeite no fundo de um tacho, e salteia a cebola e a abóbora cortada em pedaços pequenos durante 2-3 minutos.Tempera com molho de soja, junta a cevada e a água da cozedura.Verifica se a quantidade de líquido é a que se pretende, e se for necessário junta mais um pouco de água quente.Deixa levantar fervura, rectifica o tempero e deixa cozinhar 4-5 minutos.

Sopa de trigo
Ingredientes:

-150 g de trigo
-300 g de carne de porco salgada
-100 g de feijão
-100 g de batata
-100 g de pimpinela
-3 cebolas
-200 g de abóbora amarela
-1 ramo de segurelha
-2 pimentas

Preparação:

\De véspera, demolhe separadamente o feijão, a carne e o trigo. No dia coloque numa panela 3 litros de água, juntamente com a carne cortada em cubos, o feijão e o trigo. Leve a lume e deixe ferver por meia hora. Decorrido esse tempo, adicione a cebola, a pimenta e a segurelha e deixe apurar por mais 10 minutos. Acrescente os restantes ingredientes e deixe cozer por mais 35 minutos, mexendo de vez em quando. Por fim, rectifique os temperos e apague o lume. Deixe repousar por 30 minutos e sirva de seguida.

Porto Moniz

Porto Moniz





O Porto de Moniz é um concelho que nasceu no ano de 1835.
O Porto Moniz pertencia à vila e município de Machico. Em 1743 criou-se o concelho de São Vicente, então Porto de Moniz começou a fazer parte do novo município.
Até que criou o seu próprio concelho: Porto Moniz.
A origem do seu nome vem de uma homenagem ao homem mais idoso do Porto Moniz: Francisco Moniz, devendo, porém, entender-se que foi ele um dos primeiros que ali teve terras de sesmaria e o primeiro que neste lugar constituiu um núcleo importante de moradores com a fazenda povoada que estabeleceu e com a capela adjunta que fundou. O município divide-se em cinco freguesias: Seixal, Ribeira da Janela, Porto Moniz, Ponta do Pargo e Achadas da Cruz.

Ingredientes:


2,5 kg de farinha;
1 kg de açúcar;
750g de banha;
500 g de manteiga ;
25 g de erva-doce ;
50 g de canela ;
12 g de cravinho-da-índia ;
12 g de cravo-de-acha ;
1 colher de chá de mistura de especiarias ;
2 kg de nozes (com a casca) ;
250 g de miolo de amêndoa ;
50 g de cidrão ;
5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ;
250 g de pão de massa ;
1,8 litro de mel de cana (cerca de 2 garrafas e meia de melaço) ;
1 cálice de vinho da Madeira ;
4 laranjas

Preparação:


Amasse a margarina com o açúcar até obter um creme, junte as especiarias e o sumo de uma laranja e um pouco de raspa, juntar o mel e a banha derretidos (aquecidos) juntos, juntar a farinha e o bicarbonato, amassar mais ou menos cinco minutos juntar o fermento amassado anteriormente e amassar mais 2-3 minutos, juntar as frutas e amassar mais cinco minutos.Deixar levedar mais ou menos 24 horas.Cozer em formas untadas, e forradas (só no fundo da forma) de papel vegetal, encher as formas e decorar com amêndoas e nozes no cimo, cozer á temperatura de 180º.




Milho Frito

Ingredientes:

-500 g de farinha de milho;
-2,5 litros de água;
-2 Colheres de sopa de manteiga ou margarina ou banha;
-250 g de couve cortada em caldo verde ;
-sal ;
-óleo ou azeite para fritar;

Preparação:

Desfazem-se 250 g de milho num pouco de água fria. Leva-se a água ao lume (2,5 litros) com a gordura escolhida e sal. Assim que a água ferver, junta-se o milho desfeito na água e logo que retomar fervura junta-se a couve previamente lavada e bem escorrida.Quando esta couve estiver quase cozida, adiciona-se o restante milho e deixa-se ferver até acabar de cozer, mexendo como se diz na receita anterior.Retira-se do lume e deita-se em pratos ou travessas. Depois de bem frio (pode ficar de um dia para o outro) corta-se aos quadradinhos pequenos e frita-se (rega-se) em óleo bem quente até ficar com crosta.

Bolo do caco
Preparação:

A massa para o bolo do caco é uma massa de pão de trigo vulgar, feita com farinha de trigo, fermento de padeiro (feito em casa ou industrial), água e sal.Fazendo o fermento em casa, este obtém-se misturando um pouco de farinha com água morna nas quantidades necessárias para resultar uma massa mole.Esta massa é deixada durante 1, 2 ou 3 dias a fermentar; depois utiliza-se juntando à farinha.A proporção depende do tempo que tem de fermentação.Usando o chamado fermento de padeiro industrial, este é utilizado na proporção de 30 a 50 grama por cada quilo de farinha de trigo.

São Vicente


Ao concelho de São Vicente pertencem as freguesias de Ponta Delgada e Boaventura.
São Vicente tem aproximadamente 3336 mil habitantes.
Tal como as outras freguesias pertencentes ao conselho, São Vicente propõe a turistas e visitantes, maravilhosos locais para uma agradável visita tais como: as grutas e o centro de vulcanismo, passeios pelas serras, lugares agradáveis para almoçar ou jantar e estalagens para uma boa estadia.
Broas de Mel

Ingredientes:

300 g de farinha
125 g de manteiga e banha (sensivelmente em partes iguais)
200 g de açúcar
2 colheres de sopa de melaço
2 colheres de chá de canela
1 colher de café de bicarbonato
1 pouco de noz-moscada ralada

Preparação:

Amassam-se todos os ingredientes e molda-se a massa obtida em bolinhas do tamanho de nozes. Colocam-se estas bolinhas em tabuleiros untados bem espaçadas umas das outras. Levam-se a cozer em forno bem quente durante cerda de 10 minutos.


Arroz de Lapas

Ingredientes:

-Arroz: 400 gr
-Lapa: 1,5 kg
-Cebola: 2
-Alho: 2 dentes
-Óleo: 1,5 dl
-Vinho Madeira: 1 cálice
-Tomate: 2
-Louro: 1 folha
-Cravinho: 2
-Salsa: 1 ramo
-Pimenta da terra
-Sal


Preparação:

Coza as lapas e guarde a água do cozimento. Refogue no óleo a cebola e o tomate bem picados, limpo de sementes e pele, o alho, o louro, os cravinhos e a pimenta da terra. Quando bem alourado, junte o vinho Madeira e a água, coada, onde cozeu as lapas, na quantidade necessária para cozer o arroz. Quando levantar fervura, introduza o arroz, a salsa picada e tempere com sal. Antes de o arroz estar cozido acrescente as lapas e mexa.

Lapas grelhadas

Ingredientes:
-lapas
-manteiga
-alho
-pimenta
-limão
-vinagre branco
-salsa

Preparação:

Antes de mais queria dizer que se trata de uma coisa extremamente simples de fazer, mas no entanto nem todas as pessoas o fazem bem ou pelo menos tentem fazer assim e provem a fim de tirar conclusões! então e assim: em primeiro lugar pegam em 3 ou quatro limões e espremam no espremedor a fim de tirar o sumo ,depois pegam em 1 quarto de pacote manteiga e derretam numa tigela ,depois de derretido também junta-o o sumo do limão e um ou dois dentes de alho bem picado ,em seguida junta-o duas colheres de vinagre branco, depois deste molho estar feito ponham as lapas no grelhador ou frigideira (se for nesta ,convêm ser uma que já não usem muito, pois o calor normalmente estraga o metal) esperem ate as lapas estarem descoladas da casca de seguida adicionem o molho a cada lapa ,pois normalmente quando vão na ultima já estão todas grelhadas a salsa podem deitar por cima como ornamento ou até no molho.






quinta-feira, 21 de maio de 2009

Arraial da Ponta Delgada ( Senhor Bom Jesus)


O arraial da Ponta Delgada é uma festa popular e catolica que festeja o Padroeiro que é Senhor Bom Jesus.

Neste arraial costumam ter barracas de brinquedos, roupa, comida e bebida.

No arraial do Senhor Bom Jesus, há do Sábado para o Domingo por volta das 5 da manhã uma missa dos romeiros.

Há conjuntos de animação para o povo se divertir. Normalmente esse conjunto actua no adro da Igreja.

Algumas bandas filarmónicas passam pelas ruas a tocar.

Estas coisas não fazem parte da igreja mas muitas pessoas aproveitam para fazer as suas barracas, com discotecas e bebidas.

Como na piscina há uma discoteca para os jovens e não só.

Nesta festa os “Chavelhas” de Câmara de Lobos aproveitam para acampar em terrenos, mais propriamente debaixo das vinhas.

No domingo, há uma missa onde muitas pessoas aproveitam para fazer as suas promessas durante a procissão.

É um arraial que com a passagem dos anos ainda mantém algumas tradições.

Antigamente a festividade, com forte carácter religioso, recebia a visita de
milhares de peregrinos que percorriam a pé os caminhos que ligavam o sul ao norte da ilha, podendo demorar 2 ou 3 dias na viagem.
Agora, já não são tantas pessoas á cumprir essa tradição
.

Câmara de Lobos

Câmara de Lobos



É um pequeno Município subdividido em 5 freguesias: Câmara de Lobos, Curral das Freiras, Estreito se Câmara de Lobos, Jardim da Serra e Quinta Grande. O concelho foi criado em 1835 e a vila foi elevada à categoria de cidade a 2 de Agosto de 1996. Neste concelho é produzido o universalmente famoso Vinho da Madeira.
O nome deste concelho é Câmara de Lobos porque antigamente havia muitos lobos-marinhos (1419).
Este animal, originário do Mar Mediterrâneo, está hoje em vias de extinção, sendo que na Região Autónoma da Madeira existe uma pequena colónia nas ilhas Desertas.





















SANTANA

Origem do nome: Deve-se à padroeira Sant`Ana. Freguesias: Arco de São Jorge, Faial, Ilha, São jorge, São Roque do Faial, Santana.
Santa Ana.
Feriado Municipal: 25 de Maio.
este sr. é o presidente da câmara municipal de santana.

SANTA CRUZ


Origem do nome: entraram em uma formosa praia na qual viram um formoso vale coberto de arvoredo, onde acharam em terra uns cepos velhos derrubados pelo tempo, dos quais mandou o capitão fazer uma cruz, que logo fez dependurar no alto de uma árvore, dando nome ao lugar de Santa Cruz.
Freguesias: Camacha, Caniço, Gaula, Santa Cruz, Santo António da Serra.
Oragos: São Lourenço, Espírito Santo, Santo Antão, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Graça, São Salvador, Santo António.
Feriado Municipal: 15 de Janeiro
o sr.presidente é muito simpático e ajuda pessoas.

mapa da Madeira


quinta-feira, 14 de maio de 2009

Calheta


•A Calheta é uma vila Portuguesa, da Região Autónoma da Madeira.

É sede de um município com 11 946 habitantes (2001), subdividido em 8 freguesias.
O município é limitado a noroeste pelo município de Porto Moniz, a nordeste por São Vicente e a oeste pela Ponta do Sol, sendo banhado pelo Oceano Atlântico a sul e a oeste.

Habitantes
1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004
15279 18266 21990 21799 12954 13005 11946 11846

Hoteis de São Vicente



S.Vicente:

Hotel Estalagem do Mar

Juncos, Fajã da Areia 9240-029 SÃO VICENTE
Telefone:291 840 010
Fax:291 840 019
80 Quartos com Banho Privativo - 10 Suites - Vista para o Mar - Jacuzzi

Estalagem do Vale
Feiteiras de Bxº -S.Vicente 9240-206 SÃO VICENTE
Telefone:291 840 160
Fax:291 840 169

Ponta Delgada:
Hotel Monte Mar Palace

Montado, Ponta Delgada 9240-113 PONTA DELGADA SVC
Telefone:291 860 030
Fax:291 860 031

Boaventura:

Solar de Boaventura

Serrão-Boa Ventura 9240-046 BOA VENTURA
Telefone:291 860 880
Fax:291 863 877

Funchal


O Funchal é uma cidade portuguesa, capital da Região Autónoma da Madeira e sendo a zona mais populosa cidade de Portugal.
•População do concelho do Funchal (1849-2004
•1849 1900 1930 1960 1991 2001 2004
•29403 43375 68030 98113 115403 103961 100847

•As freguesias do Funchal são os seguintes:

1.Imaculado coração de Maria
2.Monte
3.Santa Luzia
4.Santa Maria Maior
5.Santo António
6.São Gonçalo
7.São Martinho
8.São Pedro
9.São Roque
10.Sé

Machico


Machico é uma cidade portuguesa da região autónoma da Madeira
com cerca de 10 894 habitantes.

Os homens que descobriram o conselho de Machico foram:
João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, entre 1418 e 1420

RIBEIRA BRAVA


Origem do nome: o nome deste concelho advém da ribeira que ali corre e que muitas vezes apresenta um caudal muito forte. passaram muitos dias no caminho e até chegarem daí a três léguas a uma furiosa ribeira, na praia da qual estava aguardando o capitão que em terra desembarcara e tinha ali traçado uma povoação a que deu o nome Ribeira Brava, pela que corria neste lugar.
Freguesias: Campanário, Ribeira Brava, Serra d’Água e Tabua.
Oragos: Santíssima Trindade, Nossa Senhora da Ajuda, São Bento, São Brás.
Feriado Municipal: 29 de Junho
O Sr.presidente da câmara da Ribeira Brava é muito simpático e alegre.




Arraias Madeirenses


Neste trabalho vamos abordar alguns arraiais que são: o arraial da Ponta Delgada (Bom Jesus), o arraial da Vila do Concelho de São Vicente, o arraial de Nossa Senhora do Monte e o arraial de São Pedro. Também iremos demonstrar como é um arraial.



Concelhos Madeirenses:

O tema escolhido foi: "Concelhos Madeirenses", porque achamos um tema interessante, visto dár-nos a possibilidade de conhecermos melhor a nossa ilha. O nosso grupo é contituído por 3 elementos: Michael Andrade, Emanuel Silva e Margarida Monte.

Turismo


O nosso tema é sobre o turismo e pretendemos mostrar todo o que há de bom na Madeira!



Férias na ilha da Madeira

Situada no Oceano Atlântico, e bastante próxima do centro da Europa, encontra-se a ilha da Madeira.
A amizade e a simpatia constituem dois dos maiores atributos das gentes do arquipélago da Madeira, cuja beleza natural e o clima ameno se exibem como os seus fundamentais encantos para todos os que procuram umas férias na Madeira.
A fantástica ilha da Madeira proporcionam férias incríveis e visuais únicos que ajudam a equilibrar corpo e mente.
Passear a pé é na verdade uma excelente actividade para ficar em forma mas, nas suas férias na Madeira, caminhar é sinónimo de desfrutar de paisagens impares e das mais belas da ilha da Madeira, percorrendo indescritíveis circuitos em volta da natureza.
Durante a sua estadia aproveite para conhecer, entre outros, o Parque Temático da Madeira, o jardim botânico, as grutas de S. Vicente, o Madeira magic, a quinta cova do milho o aquaparque, entre outros.



Os passeios famosos nas levadas

As Levadas da Madeira são um dos símbolos da Ilha. Estas servem para transportar a água aos diferentes distritos da madeira mas também tem outra utilidade, dar a conhecer as suas paisagens maravilhosas aos turistas e aos seus próprios residentes. Vamos-lhe mostrar os diferentes passeios nas levadas que pode efectuar!


Os diferentes passeios nas levadas:
· Passeio à Levada da Referta e Castelejo;
· Passeio Maroços e Vale de Machico;
· Passeio ao Cabo Girão e Quinta Grande;
· Passeio a Rabaçal, Risco e à Levada das 25 Fontes;
· Passeio ao Ribeiro Frio, Lamaceiros e Portel;
· Passeio às Queimadas e Caldeirão Verde (Santana);
· Passeio no paraíso perdido da Madeira (São Jorge);
· Passeio ao Pico do Areeiro e Pico Ruivo;
· Passeio à Baia d'Abra e Ponta de São Lourenço;
· Passeio à Boca da Corrida e Encumeada.


Carros de cesto do Monte

Uma das atrações mais conhecidas da Madeira são os famosos carros do Monte, estes carros são feitos de vime e madeira.
Os carreiros são vestidos com o tí­pico traje branco e chapéu de palha, e têm umas botas com uma sola muito grossa que a utilizam como travões.
Os carros de cesto encontram-se perto das escadas que conduzem á igreja de Nossa Senhora do Monte.


Belezas da Madeira

Grutas e Centro de Vocalismo:
Onde se localiza: O Centro do Vulcanismo está localizado junto às Grutas de São Vicente, na falésia do lado oposto à Ribeira de São Vicente numa encantadora Vila da Costa Norte da Madeira, no fundo do vale, onde se iniciou a formação da Ilha.


Parque temático:
Onde se localiza: O Parque Temático da Madeira, localiza-se no concelho de Santana, e único em Portugal, apresenta-se como um fantástico recinto de Exposições dedicado à história, à ciência e à tradição do Arquipélago da Madeira.

Aquaparque:
Onde se localiza: Na bonita vila de Santa Cruz, este é um dos mais modernos equipamentos da maravilhosa Ilha da Madeira.
Rota da cal:
Onde se localiza: Localizado no Sítio dos Lameiros, Concelho de São Vicente.
Madeira Magic:
Onde se localiza: No Funchal, perto do mar, próximo da promenade e do Hotel Pestana Grand.

Jardim botânico:
Onde se localiza: Situado a cerca de 3 km do centro do Funchal.

Monte palace:
Onde se localiza: localiza-se no monte.
Quinta da Cova do milho:
Onde localiza-se: localiza-se na freguesia do Santo António da Serra, Concelho de Santa Cruz, a 10 minutos do aeroporto de Santa Catarina.